RADIO GOSPEL

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS



Encontramos mais problemas do que soluções a esta tão nobre causa de Deus. Os mandamentos imperativos de Cristo em Mc16.15 e Mt28.19 aos seus reais seguidores sempre foi visto por muitos pregadores como uma coisa fácil. Orientar é fácil, difícil é fazer Rm10.16.
Um exemplo patente é o da grande e carente região Nordeste, onde não existe investimento missionário dos grandes centros, vejo a falta de interesse de muitos, porque não há retorno financeiro, muitos esquecem que a obra missionária se gasta bastante para usufruir mais tarde da alegria de milhares de frutos como salvação, libertação, plantação de igrejas, curas, transformação e mudanças, novos adoradores de Deus, escolas de discípulos, etc. Sl 126.5,6.
Eis alguns obstáculos encontrados no seio das comunidades cristãs, e os encontrados no universo dos povos não alcançados:
Parte 1
Os obstáculos encontrados a evangelização dos povos no seio das comunidades cristãs:
1- A incredulidade no investimento missionário;
2- A infidelidade dos dizimistas e ofertantes Ml3. 10;
3- O mau testemunho de crentes populares;
4- A falta de preparo de pregadores;
5- A falta de amor ( a Deus – a sua obra-a Cristo-e aos não salvos);
6- A ausência da unidade espiritual e missionária dos ministérios, ao invés de conquistarem almas, disputa tradição, costumes e geralmente subtraem membros uns dos outros;
7- A falta da qualidade de vida espiritual. Isso implica em pobreza na busca de poder em Deus e falta de experiência com Cristo na salvação; desinteresse pela oração, estudo e meditação na palavra e desprezo a congregação;
8- O falso ensino da busca de um Deus de bênçãos materiais.
Segurança pública, saúde, emprego, casamento, dinheiro para saldar dívidas, habitação. Mt6.25-34; Ef1.3. O propósito primordial de Deus é o Espiritual Jo4.23,24.
Parte 2
Obstáculos encontrados fora das comunidades cristãs e dentro do universo dos povos não alcançados.
1- A tradição religiosa: essa se combate com o ensino do evangelho;
2- A incredulidade 2Co4.3,4. Essa se combate com a pregação verdadeira da palavra de Deus que resulta na fé Rm 10.17;
3- A ignorância espiritual a respeito da obra de Cristo 1Co15.3;
4- As Seitas que produzem suas mentiras e enganos como se fosse a verdade de Deus nas pessoas sem conhecimento;
5- O satanismo em suas variadas formas. O culto a demônios e promoção da idolatria 1Co10.19,20. Se cada igreja local de Cristo é uma unidade de combate contra o inferno e suas hostes, porque vivem queimando umas as outras? Mt12.25. Quando o apelo de Cristo vai ser uma realidade? Jo17.20-23.
CEAD- COORDENADORIA DA EVANGELIZAÇÃO, ASSISTÊNCIA E DISCIPULADO.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

DO FIM DO POÇO A GOVERNADOR


José, a partir de Gn 37
A vida de José nos traz ensinamentos que devemos ter como espelho para nosso caminhar, sua vida foi dividida em momentos interessantes a partir de sua infância sendo o filho mais moço de Jacó se tornou o maior dentre seus irmãos. Despertou tremenda inveja da parte de seus irmãos, José passou por situações ruins antes de receber a promessa.
No primeiro momento de sua vida observa-se uma perseguição em sua própria família
Jovem amado por seu pai, o filho da velhice de Jacó e isso despertou o ciúmes dos irmãos. Além desse amor do pai, seus irmãos o invejavam também pela revelação dada por Deus que ele José seria maior que seus irmãos a ponto de forjar sua morte, deixando-o num poço, dizendo a Jacó que o menino havia sido devorado por uma fera. Na realidade fora vendido, com o tempo José chega a casa de Potifar, homem importante no reino egípcio e a partir daqui sua vida toma um rumo diferente, de inicio sua vida apresentava-se contrária aos sonhos dados por Deus, passando por perseguições e sendo vendido como escravo. Quando chega ao Egito sua história se modifica.
Pode-se fazer um comparativo de nossas vidas diante de situações adversas e qual deve ser nosso comportamento, José não desistiu da promessa de Deus, continuou e entrando na casa de Potifar, mesmo servo, mas numa posição privilegiada sua vida começa a mudar de forma a ocupar um cargo de chefia e mais tarde novamente a traição, agora na casa de Potifar. José foi tentado. Que situação difícil, mas José tinha em sua mente bem definida a promessa de Deus para sua vida e não cedeu a investida da mulher de Potifar
, ele ficou seguro mesmo diante dessa prova difícil para um jovem. A circunstância era propicia ao pecado, o seu senhor não se encontrava ali, todo o ambiente estava preparado. Deus estava com ele ali naquele instante, assim como estivera em momentos anteriores. Ele resistiu, não traindo os seus dois senhores: Potifar e principalmente Deus. Por conta disso a mulher o incriminou por tentar seduzi-la tendo às suas mãos a roupa de José. De volta ao poço, mesmo assim não ficou numa situação ruim, foi posto por responsável pelo cárcere até chegar ao posto de Governador do Egito.
Observa-se que Deus propicia aos seus fazes diferentes na vida que nunca saem totalmente da linha da promessa para nossas vidas, quando alcançamos um status não é por acaso ou méritos próprios é para que aqueles da camada social ou posição no trabalho mais elevada ouça o evangelho, tenha conhecimento de Deus por seu intermédio irmão e está situação não é para tão somente para você se vangloriar é para honra e glória de Deus.
Deus te dá o dom e proporciona o ambiente a ser posto em prática esse dom, ser uma voz Dele a falar naquele local, use o dom que Deus te deu onde você está. Nós filhos de Deus não estamos aqui à toa e se estamos é porque ainda não entendemos o propósito de Deus para nossa vida.
É importante lembrar que José quando posto em status elevado não teve vaidade e até perdoou a seus irmãos e acolheu os que haviam lhe traído, humildade, confiança em Deus era sua certeza. Não deixa de perseverar, pois Deus está ao teu lado.
Assim como Deus foi fiel com José o será contigo:
AP 22.12 “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra”