RADIO GOSPEL

domingo, 4 de setembro de 2011

VER SEM ENXERGAR.

ATOS 9.

3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6, mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. 7 Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém.8 Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco.

Saulo (pedido de Deus) era Fariseu, instruído por Gamaliel que era Rabino superior (presidente do sinédrio), educado nas culturas grega e romana.

Saulo viu uma luz muito forte que o deixou cego por muitas horas. A percepção visual se dá pela distinção das cores por meio do reflexo da luz sobre os objetos.

Um feixe de luz intensa e direta nos olhos causa cegueira. Saulo foi submetido à intensa luz de Cristo, é interessante observar que Jesus já havia aparecido aos discípulos outras vezes, mas não em forma de luz. (Mc 16.12-13; Jo 20.19-23). Quando se está obcecado por algo chegamos a ficar cegos, ou seja, a visão fica delimitada, estreita e se faz necessário um choque para que se amplie novamente a visão, podendo este ser um acontecimento, decepção ou qualquer outra coisa que provoque um “reboliço” na nossa mente.

Qual era a visão de Saulo? Ele havia se formado na universidade de Tarso e Instruído nas leis judaicas por Gamaliel, Saulo era doutor, mas segundo At8. 3, sua visão era errada, pois, perseguia aos filhos de Deus. 3 Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão.

Sua visão era focada para o cumprimento da Lei e conhecimentos adquiridos nos anos de estudo adquiridos na mais importante faculdade existente em sua época, era autoridade, doutor e participante do Sinédrio, ou seja, gozava de posição privilegiada na sociedade judaica, mas por ser judeu criado fora de Jerusalém, alguns estudiosos afirmam que Saulo buscava se sobressair se dedicando ao máximo para compensar isso.

Dizem a pior cegueira é aquela em que a pessoa ver, mas não quer enxergar.

O sistema mundano não consegue ver a verdade das coisas.

Is 25.7

7 E destruirá neste monte a coberta que cobre todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações.

2Co 3,15

15 sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles.

2Co 4.4

4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

O deus deste mundo é Satanás, mas seu poderio é temporário. Aqueles que não se submetem a Jesus, permanecem sob controle de Satanás, que cega seus entendimentos para que não sejam salvos.

O que o mundo pensa ser verdade óbvia, na realidade é puro engano.

Pv. 14.12( Há caminho que ao homem parece perfeito, mas seu fim é morte.

Ef2.

1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,

Sem cristo, sem esperança e sem vida. É assim a verdadeira

Vida dos que rejeitam Cristo. Enganosamente as pessoas se entre motivam; - viva a vida! Como? Se não dispõe dela? Depois vem a desilusão. Ef4.

18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

A intervenção de Deus.

Deus amou ao mundo de tal maneira que entregou seu filho único, para que todos os que nEle cressem não pereça, mas tenha vida eterna.

Deus em seu amor imenso impediu que Saulo continuasse com uma visão errada.

Muitas vezes nos enchemos de coisas, carregamos tantas tralhas que nos impedem de ver onde pisamos, vemos o queremos e deixamos de enxergar o que precisamos verdadeiramente.

Saulo viveu instante de escuridão, pois é muitas vezes na escuridão que conseguimos ver o quanto estávamos errados, o quanto estávamos desviados da vontade de Deus. O agora Paulo passou cerca de três anos no deserto em reflexão e preparo em cristo para a grande obra em que seria incluído.

Houve uma mudança total na vida daquele homem, da prepotência e julgamento para uma vida humilde e submissa. v6

Foi se consagrar e se purificar, deixar as velhas coisas. v.9

Aprender com Cristo v. 11

Nova visão v.17

Deus quer que nos transformemos a cada dia, transformar é mudar a forma, é sofrer uma metamorfose. É a renovação dentro de nossa mente e ela não acontece da noite para o dia. Quanto mais tempo passamos em intimidade com Cristo, mais somos transformados gradualmente a sua imagem.

Veja, enxergue a pessoa de Cristo em ti.

2co3.

18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.