RADIO GOSPEL

domingo, 23 de maio de 2010

TRAIÇÃO...

Num mundo conturbado como o nosso, o que vemos de forma escandalosa é a deslealdade existente entre as pessoas, amigos e casais. Cada um por si, a busca do sucesso, o poder. Infelizmente a traição faz parte deste mundo de interesses. Certo dia uma conhecida havia contado algo a uma pessoa de confiança, algo que até poderia ser compartilhado com outros, porém pessoas maduras. Para a surpresa da confessante, o assunto havia sido compartilhado com pessoas imaturas e causou certo estrago.
Isso é traição, pensamos em traição geralmente entre casais, mas ela está presente em vários relacionamentos e tem se constituído como arma nas mãos de satanás contra os irmãos e a igreja.
Jz 16
4 E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
5 Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
18 Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
19 Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
Traição
s. f. 1. Ato ou efeito de trair(-se). 2. Quebra de fidelidade; perfídia. 3. Infidelidade no amor. 4. Surpresa inesperada; emboscada.
A traição tem sido usada pelo inferno no intuito de frustrar os planos de Deus, observe que Deus havia erguido Sansão para que seu povo prevalecesse contra os inimigos, desde a sua queda, satanás tem incrementado essa praga na vida humana.
Salmo 163 Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.
Deus não aprova a mentira e em consequência a traição, que é uma mentira em muitos casos. A traição geralmente vem de alguém em quem confiamos por inteiro. Veja o exemplo de Davi em Salmo capitulo 55 versículos 12 a 15.
12 Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
13 Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
14 Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.
15 A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.
Davi sentiu na pele a dor da traição e afirma que melhor lhe daria com a situação se o seu inimigo o houvesse traído, porém foi alguém de sua confiança. O cristo sofreu traição tanto dos fiéis discípulos quanto de Judas Iscariotes. Leia em Mateus capitulo 26.
A traição visa os pontos vulneráveis na pessoa, no caso de Sansão, foi a sexualidade, Deus tinha um plano formidável para ele, porém de inicio contrariou a lei casando-se com uma filha de incircuncisos vindo depois a se envolver com uma mulher que soube tirar-lhe o seu intimo segredo de sua força, portanto cuidado com seus pontos vulneráveis.
A busca pelo poder também provoca traições, como exemplo usamos o caso de Saul contra Davi, que com inveja e medo de perder o trono armou contra Davi. Por isso Saul disse a Davi: Eis que Merabe, minha filha mais velha, te darei por mulher; sê-me somente filho valoroso, e guerreia as guerras do SENHOR ( porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas sim a dos filisteus ). 1Samuel 18.17
E outra coisa. A concupiscência dos olhos. Essa é devassadora, lembre-se que foi por ela que Adão e Eva traíram Deus , pela concupiscência de seus olhos, E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Genesis 3.6. Devemos ter cuidado com o que pomos diante de nossos olhos para não cairmos em tentação e pecar.
Amados (as), uma coisa tenho observado em meio às igrejas em geral, as fofocas. Não discorrerei sobre tal assunto, mas apenas te pergunto: onde está escrito na bíblia que devemos andar com falatórios de nossos próprios irmãos?
1 Tessalonicenses 5
Rogamos-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.

Se tenho conhecimento de um irmão fraco na fé cometendo pecado , devo buscar instruir-lhe na verdade e se não tenho sabedoria para a instrução que ore pelo mesmo e busque ajuda do líder que é capaz para ajudá-lo.
Muitas das vezes esses que agem assim , nem sequer se apercebem disso por não vigiar. Se você tem sido uma dessas pessoas mexeriqueiras peça perdão a Deus, ou se você sofreu e tem passado por isso perdoe aos que ofendem 6. 15
“Uma ferida não pode ser curada enquanto o dardo estiver encravado na carne”
Deus cumpriu o seu plano a favor dos Israelitas, apesar da falha de Sansão que apesar das traições clamou a Deus com fé e cumpriu o propósito para sua vida.
E você tem traído? Quando somos fingidos, traímos. Quando não deixamos nossos maus costumes, traímos. Preserve os bons costumes em sua vida, você é uma nova criatura, nascida em Cristo Jesus e participante do corpo de Cristo.