RADIO GOSPEL

domingo, 13 de setembro de 2009

Igreja & Estado.


Como é do conhecimento de todos o Brasil é um país laico, não temos uma religião oficial. O estado é separado da religião. Infelizmente às escuras foi aprovado em regime de urgência na Câmara dos Deputados uma lei que favorece a igreja católica em detrimento às demais religiões.
Rasgando assim a constituição, o acordo citado trás alguns pontos polêmicos como o artigo 6° que reza que arquitetura, documentos e outros sejam considerados patrimônio cultural do Brasil. O acordo garante que nenhum prédio, igreja objeto do culto católico seja demolido e destinado a outro fim. O governo brasileiro planejará espaços destinados a prática católica ( uma superproteção aos católicos ). O governo afirma que o acordo apenas formaliza o que já ocorre, uma diplomacia entre Brasil e Vaticano, ora o Brasil é laico e o Vaticano a sede do catolicismo, nossos governantes estão defendendo os interesses de um grupo religioso que tem perdido a cada dia fiéis, seria um desespero tal qual o tomado na contra-reforma, forçando escravos a adotarem o catolicismo por imposição chegando até ao batismo de crinças sem consciência.
Essa atitude pode vir a influenciar em decisões na justiça. O juiz Roberto Loreia diz que o acordo é ilegal, ele afirma que tal acordo representa um retrocesso ao século XVIII(uma monarquia religiosa)teríamos aí então súditos da igreja católica e não mais brasileiros.
Lembramos que tal acordo foi aprovado em regime de urgência e agora precisa passar pelo Senado para se transformar em lei. Urgência pra quem? Qual o beneficio que isso traz a população?
Dizem que o ensino religioso terá abrangência generalizada contemplando todas as religiões, mas não é bem isso, não há um preparo da classe educacional e da sociedade em geral para assumir um ensino religioso abrangente, a maioria da população não se interessa pela religiosidade e se esse ensino for unifocal a situação poderá ficar pior, uma religião será favorecida de qualquer forma.
Sou professor e talvez não poderei falar de Cristo para alguém na escola, o que tenho visto na realidade é que infelizmente nossas famílias tem perdido espaço na formação Cristã de nossas crianças e não devemos jogar ao estado a responsabilidade do ensino de Deus
Nos países onde a religião é protegida pelo estado o que temos visto é uma intolerância religiosa, extremismo incabível que chega ao terrorismo, é isso que queremos?