RADIO GOSPEL

domingo, 13 de dezembro de 2009

DECISÃO


Tudo o que fazemos é baseado em decisões tomadas em um dado instante de nossa vida. Uma decisão bem tomada repercute em coisas boas, ao contrário, uma má decisão pode trazer consequências drásticas para a vida. Podendo deixar marcas que atormentem por uma existência inteira.
Observamos impacto de decisões nas vidas de grandes personagens bíblicos, porém isso, ocorre em nossas vidas, hoje. O tempo vivido é diferente, mas as circunstâncias são muito semelhante. Veja o que está escrito em Hb11.23 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
Usamos a palavra Egito muitas das vezes nos referindo ao mundo, mas o Egito foi um dos grandes impérios de toda a história, o personagem em questão está envolto de poder, prazer e prestígio. Se tem algo que a humanidade gosta é isso, luta-se para obter reconhecimento e prestígio. A valorização do ter. Moisés recusou ser chamado filho da filha de faraó, dando-nos a entender que Moisés rejeitou o prestígio e o poder, abrindo mão do prazer, ou seja, preferiu sofrer com os hebreus a ter a vida faraônica.
Que recompensa teria Moisés em negar seu status? Tomar uma decisão como Moisés hoje em nossos dias é tolice, abrir mão do que é bom para ficar com algo ainda não palpável "o invisível". Os ministérios oferecem muitas facilidades e riquezas, ser cristão é algo deixado de lado. Me deparo com Moisés abrindo mão de tudo por algo futuro, distante do seu tempo. Trocar a vida momentânea de prazeres pela plenitude de vida com Deus, aos olhos de Deus é sábio. Há uma identidade que adquirimos ao aceitar a Cristo,Fl3. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
todos conhecem a história de Paulo, decisão sábia decide o futuro. Uma pessoa que comete uma ação em consequência de decisão errada, fica conhecida pelo seu erro e dificilmente é lembrada por seus acertos. Alguém que cometeu um erro, Moisés, Paulo fizeram a decisão correta, fazer isso não é fácil, tomar decisões não é fácil, mas tudo o que fizermos temos que tomar decisões ainda que tragam dores, devem ser tomadas. Estar baseada na vontade de Deus é atitude necessária para uma boa decisão, e toda boa decisão traz ousadia, Moisés foi ousado, não temeu a faraó. Assumiu os riscos e tirou o povo da escravidão, quando Deus está na direção não se deve temer.
Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
É uma sábia decisão, devemos ter personalidade, nossas decisões devem estar fundamentadas na palavra de Deus e não no os outros acham ou pensam, ele se posicionou, independente da decisão do povo, que trazia a mediocridade da vida escrava assim como muitos de nós trazemos rastros de nossa vida de pecador, uma mentalidade atrasada, ultrapassada. Quando nos convertemos, não mudamos de religião e sim de atitudes, de vida.
Provérbios 19
20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.
21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.
Não são poucos os que quebram a cara, pois não segue os conselhos de Deus. O imediatismo tem sido um problema sério. Davi tomou uma decisão errada, se relacionar
com uma mulher casada, foi uma decisão própria do seu coração, colheu as consequências más .

Uma decisão que me chama a atenção é a tomada por Daniel em Dn 1
8 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ele se submeteu a Deus mesmo em circunstâncias não favoráveis. Reino estranho, escravo, mas não se deixou levar pelas circunstâncias do momento, mas se manteve firme nas promessas de Deus. Os resultados de uma decisão correta aparecem com o tempo, verifique o que aconteceu a Daniel.

É relatado em João capitulo 6, observa-se que as pessoas percebendo que Cristo havia alimentado a grande multidão, o seguiram com visão meramente humana de libertação da opressão romana. Ele é o libertador espiritual de toda a humanidade
, muitos o deixaram após o duro discurso de conscientização do seu ministério, mas Ele não está interessado em números e sim na qualidade de vida espiritual dos seus seguidores, essa qualidade é adquirida por meio de decisões, sendo a principal tê-lo como seu salvador e senhor de nossas vidas e não uma salvação momentânea de uma doença ou algo desse tipo.
Tome a decisão maior de sua vida, decida-se a seguir a Jesus não por uma circunstância e sim pelo que Ele é, só Ele tem as respostas e o caminho da salvação.
Decida-se.