RADIO GOSPEL

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Vencer a cobiça.



1Jo.15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.

O mundo “Kosmos”, é o sistema que é contrário a Deus, suas práticas, comportamentos, estilo de vida e a cultura secular. O homem de Deus pede para que não se ame ao mundo, nem o que ele tem a oferecer. Aparentemente as coisas do mundo não ofendem ou contrariam ao Deus eterno, as músicas, os programas de tv e outros componentes desta sociedade.

Quem está por trás deste mundo?

1Jo 5.

19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

É isso mesmo, o mundo inteiro jaz no maligno. É guiado pelo pecado, desde a queda de Adão e Eva, o pecado e satanás governam. Satanás está por trás dos pensamentos apresentados nas novelas, filmes, programas, jornais enfim tudo na cultura sofre influência maligna.

Lá no versículo 15 do texto acima, nos é orientado a não amar o mundo e suas coisas, pois, este sistema é para os que rejeitam a fé em Cristo.

Quando no mundo, as mentes são levadas à concupiscência, o desejo continuo de fazer aquilo que contradiz a vontade de Deus, contraria a ordem e moralidade.

Uma das concupiscências citadas é a da carne. Qualquer desejo de alimentar a natureza da carne, a imoralidade, embriaguez, glutonaria, ou seja, entregar-se aos prazeres da carne de modo inconsequente.

Quando começamos a dar espaço a esses desejos eles começam a ter o domínio sobre a vida e vontade da pessoa.

Rm

8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus.

É isso, como agradar a Deus se a alma está cheia de pecado, desejos de impureza, avareza, orgulho? Não se pode servir a dois senhores, pois, ou se agrada a um desagradando ao outro, ou não se agrada a nenhum dos dois.

Rm

14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Precisamos nos revestir de Cristo ter a mente de Cristo, conhecer sua vontade, andar em seus caminhos não dando espaço aos desejos de impureza.

E a concupiscência dos olhos? Essa é complicada, ver o amigo subir de vida, comprar seu veículo ou carro do ano e não querer o mesmo é “tentador”. Não é errado possuir os bens necessários ao seu bem estar. Uma boa casa, um bom veículo, bons aparelhos eletroeletrônicos são necessários, porém, o que não faz bem é desejar desenfreadamente a aquisição de bens materiais, procurar desfrutar do material e nada mais, acumular bens em obediência ao consumismo que a mídia diariamente vem nos atacar, influenciando a comprar, comprar.

1Tm

7 Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;

Você tem essa consciência? Nada vais levar.

Lc9.25 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?

Não posso deixar de escrever também sobre a soberba.

O desejo de querer estar acima de todos. Orgulho. Egoísmo.

Visar somente a si mesmo, se autopromover. Se mostrar. Existem pessoas que só fazem algo se for para se promover, não é verdade? São reis de sí próprios.

Qual o conselho de Jesus?

Mt

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Humildade de espirito.

Há uma guerra, uma luta da carne contra o espírito. O pecado é gerado na cobiça.

Tg1.14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;

15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Primeiro vem o pensar, querer, cobiçar.

Pv1.

19 Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela tira a vida dos que a possuem.

O que acontece com aqueles que se entregam à cobiça? Sua veredas, seus caminhos tiram a vida daqueles que adentram por esses caminhos. Quem vive na cobiça, passa a não ter vida própria, tornam-se escravos de seus pensamentos e práticas.

Devemos guardar nossos corações. Pv4. 23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

É do coração que o bom tira suas ações e também o perverso trama sua perversidade. Do bom tesouro do coração, ou do mal tesouro fala os teus lábios.

Mt12. 35 O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Se a pessoa valoriza a cobiça no seu coração começa a tomar atitudes que desagradam a Deus.

O que fazer então?

Encher o coração da palavra de Deus.

Sl 119. 11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

Mas, não basta apenas conhecer a bíblia. Orar. Jejuar.

É preciso aniquilar a raiz do mal, a fonte de alimentação da cobiça.

Cl3. 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

Veja o exemplo de Jesus na tentação do deserto, Ele venceu as tentações, pois tinha enraizado em seu espírito o propósito de servir ao Pai.

O segredo é ser pobre. Sim pobre de espírito. É reconhecer que você é insuficiente, dependente do poder e favor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário