RADIO GOSPEL

domingo, 1 de abril de 2012

RESISTIR ...

Dentre todas as lutas que diariamente enfrentamos, as mais difíceis são aquelas que ocorrem no íntimo, na nossa mente, por meio de tentações.

Significado de Tentação

s.f. Atração por coisa proibida.
Movimento íntimo que incita ao mal: resistir à tentação.
Desejo veemente.

Nós somos provocados a fazer o que a carne quer, sem contudo observarmos a vontade de Deus em dado instante e utilizando-se de uma falsa lógica, satanás nos induz a errarmos convencendo-nos de que a ação pecaminosa irá justificar, pois o propósito é o melhor para nossas vidas.

Jesus foi tentado( Mt4.3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães). Foi-lhe sugerido que tirasse vantagem por ser igual a Deus no propósito de provir uma necessidade emergencial.

Agir independente da vontade de Deus é extremamente perigoso, não consultar a vontade de Deus pode causar danos irreparáveis em nossas vidas.

II Sm 11.14 Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias.15 Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra.

27 E, passado o tempo do luto, mandou Davi recolhê-la a sua casa: e ela lhe foi por mulher, e lhe deu um filho. Mas isto que Davi fez desagradou ao Senhor.

Davi “Homem segundo o coração de Deus”, também estava sujeito à tentação, viu a uma mulher bela e sentiu-se atraído por sua beldade e em seu coração gerou um plano para possuir aquela mulher, porém era ela mulher casada e de acordo com o texto lemos que aquela atitude desagradou a Deus.

Onde somos tentados? Em nossa fraqueza.

Somos atacados no momento de fraqueza, debilidade. Quando parece que não conseguiremos passar por determinada situação, ele vem com sua sedutora proposta tentando nos convencer a fazer “o que é melhor” para nós.

Quem confia não precisa andar provando se Deus é ou não fiel.

Mt 4.

7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Sorrateiramente o diabo põe nos corações: -Como você diz que não é bom se você nunca provou? Atiçar a curiosidade é uma de suas armas.

Devemos evitar a tentação. De que maneira?

Primeiro procurando não imitar aos maus e seus caminhos.

Pv4.14 Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.15 Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

Se eu sei que certa situação me induz ao erro eu devo procurar manter distância da mesma, em caso contrário poderei cair, não aguentar.

1Co 10.13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

Há sempre um escape, mas devo estar consciente que posso cair como também suportar.

Ter sempre em mente que a natureza humana não está livre de pecar.

Em muitos casos, o que se deve fazer é realmente fugir. Principalmente se tenho consciência de que conseguirei me aguentar sem cair em pecado.

1Co6.18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

Também em 1Co10.14; 1Tm 6.9-11 e 2Tm 2.22, orienta nos a fugir.

A resistência é necessária. Em todo o texto sobre a tentação de Jesus, Ele nos ensina como resistir. A resistência começa quando lavamos nossa alma com a palavra de Deus e a pomos em prática.

Tg4.7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Sujeitar, ser submisso a Deus. Que maravilha, quando resistimos o diabo foge de nós. Pois, resistimos dentro da palavra e contra a verdade não há prisões nem cadeias que resistam.

Lembremos que as tentações não ultrapassam nossa capacidade de superá-las.

Mas contudo, se resistir, fugi e mesmo assim fui vencido pela tentação?

Vem aquela sensação de derrota, impotência.

1Jo2.1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Temos aqui o remédio. No texto que antecede este versículo vemos que se confessarmos os pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar. Não é que isto me dê permissão para pecar indiscriminadamente, pois, quem vive pecando ainda não nasceu de novo. Então devo confessar meus pecados e deixá-los. Isso é, abrir meu coração para deus e dizer a verdade. Se gosto do pecado que pratico devo dizer isso em minha confissão e não ficar “enganando” a mim mesmo, se gosto de adulterar, ou seja, isso me traz prazer, tenho que dizer isso para Deus, mas ter consciência de que isso me custará caro e ter coragem de pedir para Deus transformar o coração e tirar toda vontade de pecar.

O pecado, a tentação continuará dominando a mente e a vida de alguém até que este alguém reconheça sua fraqueza e busque em Deus verdadeiramente com o propósito de mudar.

Deus o abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário