RADIO GOSPEL

segunda-feira, 1 de junho de 2009

DO FIM DO POÇO A GOVERNADOR


José, a partir de Gn 37
A vida de José nos traz ensinamentos que devemos ter como espelho para nosso caminhar, sua vida foi dividida em momentos interessantes a partir de sua infância sendo o filho mais moço de Jacó se tornou o maior dentre seus irmãos. Despertou tremenda inveja da parte de seus irmãos, José passou por situações ruins antes de receber a promessa.
No primeiro momento de sua vida observa-se uma perseguição em sua própria família
Jovem amado por seu pai, o filho da velhice de Jacó e isso despertou o ciúmes dos irmãos. Além desse amor do pai, seus irmãos o invejavam também pela revelação dada por Deus que ele José seria maior que seus irmãos a ponto de forjar sua morte, deixando-o num poço, dizendo a Jacó que o menino havia sido devorado por uma fera. Na realidade fora vendido, com o tempo José chega a casa de Potifar, homem importante no reino egípcio e a partir daqui sua vida toma um rumo diferente, de inicio sua vida apresentava-se contrária aos sonhos dados por Deus, passando por perseguições e sendo vendido como escravo. Quando chega ao Egito sua história se modifica.
Pode-se fazer um comparativo de nossas vidas diante de situações adversas e qual deve ser nosso comportamento, José não desistiu da promessa de Deus, continuou e entrando na casa de Potifar, mesmo servo, mas numa posição privilegiada sua vida começa a mudar de forma a ocupar um cargo de chefia e mais tarde novamente a traição, agora na casa de Potifar. José foi tentado. Que situação difícil, mas José tinha em sua mente bem definida a promessa de Deus para sua vida e não cedeu a investida da mulher de Potifar
, ele ficou seguro mesmo diante dessa prova difícil para um jovem. A circunstância era propicia ao pecado, o seu senhor não se encontrava ali, todo o ambiente estava preparado. Deus estava com ele ali naquele instante, assim como estivera em momentos anteriores. Ele resistiu, não traindo os seus dois senhores: Potifar e principalmente Deus. Por conta disso a mulher o incriminou por tentar seduzi-la tendo às suas mãos a roupa de José. De volta ao poço, mesmo assim não ficou numa situação ruim, foi posto por responsável pelo cárcere até chegar ao posto de Governador do Egito.
Observa-se que Deus propicia aos seus fazes diferentes na vida que nunca saem totalmente da linha da promessa para nossas vidas, quando alcançamos um status não é por acaso ou méritos próprios é para que aqueles da camada social ou posição no trabalho mais elevada ouça o evangelho, tenha conhecimento de Deus por seu intermédio irmão e está situação não é para tão somente para você se vangloriar é para honra e glória de Deus.
Deus te dá o dom e proporciona o ambiente a ser posto em prática esse dom, ser uma voz Dele a falar naquele local, use o dom que Deus te deu onde você está. Nós filhos de Deus não estamos aqui à toa e se estamos é porque ainda não entendemos o propósito de Deus para nossa vida.
É importante lembrar que José quando posto em status elevado não teve vaidade e até perdoou a seus irmãos e acolheu os que haviam lhe traído, humildade, confiança em Deus era sua certeza. Não deixa de perseverar, pois Deus está ao teu lado.
Assim como Deus foi fiel com José o será contigo:
AP 22.12 “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra”

Um comentário:

  1. Muito obrigado por seguir o Blog Brasil Liberdade e Democracia.

    Seus comentários são benvindos.

    Infelizmente hoje nossos governantes seguem o caminho inverso ao de José do Egito. No tempo das vacas gordas não se prepararam para o tempo das vacas magras, principalmente no que se refere aos aspectos morais.

    José foi fiel com Potifar, sofrendo inclusive a pena de prisão injustamente. Nossos governantes não têm sido justos com os recursos dos impostos pagos pelo povo. Em lugar de usar os recurso em benefício do povo os utilizam em benefício próprio. Mentem e agem como se estivessem acima da lei. Vão contra os mandamentos divinos.

    Como cristãos temos o dever de profetizar e mostrar para eles que as ações que cometem são contrários aos designios de Deus.

    ResponderExcluir