RADIO GOSPEL

domingo, 28 de março de 2010

Humildade...


Humildade : virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza. Modéstia. Ausência de vaidade.
Fl 2.5,6
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Consequências da falta de humildade: 2 Cr 26
4 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai.
5 Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.

Tudo ia bem com Uzias, ele buscava a Deus e o Senhor o recompensou com grandes vitórias sobre povos e obteve fama até o Egito.
2cr 14.4-
E mandou a Judá que buscasse ao SENHOR Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento.
O autor dos livros de crônicas utiliza a palavra buscar por trinta vezes .
Buscar significa em sua essência o voltar-se para Deus, ter fome e sede de justiça e da presença do Senhor 15.2.
E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.

Crer e depender do Pai acima de tudo. Hb 11.6.Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
vs 16-1Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.
17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes.
18 E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus.
. Uzias se achou na condição de suficiência e independência sacerdotal, se sentiu superior a todos a ponto de tomar o lugar dos sacerdotes e entrou no altar do incenso, algo reservado aos sacerdotes. Cristo é o nosso sumo sacerdote e infelizmente muitos estão se esquecendo da autoridade de cristo e invadindo o santo lugar em atitude soberba de irreverência a Deus.
Exaltou-se seu coração.
Tudo o que ele realizava era por meio de Deus vs 5,7
5 Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.
6 Porque saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o muro de Jabne, e o muro de Asdode; e edificou cidades em Asdode, e entre os filisteus.
7 E Deus o ajudou contra os filisteus e contra os árabes que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.
Fl 2.3
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Uzias ficou doente e pôs a abaixo tudo o que havia realizado por Deus, viveu o resto de sua vida isolado, pois se colocou onde não devia, não foi humilde.

Bem aventurados os humildes mt 5.3
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

“pobres de espírito” reconhecimento de que necessitamos, dependemos de Deus.
HUMILDADE
Essa é a condição para sermos ouvidos por Deus Tiago 4:6
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

A humildade precede a honra Prov. 15:33
O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

Devemos servir ao Senhor com toda humildade conforme nos ensina Paulo. Atos 20:19
Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;


O grande exemplo Jo 13.5
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Mostrando que ao contrário do que alguns de seus discípulos, era necessário ter humildade, não há lugar para o melhor ou o primeiro em se tratando de igreja,Cristo sempre nos mostrou a mansidão e humildade existente em seu ministério.
Lc 22.26
Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

Ao contrário do que vemos fora da igreja, um mundo de competições, onde se quer provar que é o melhor . A ganância e soberba toma conta deste universo classificatório e excludente. Na igreja não importa o cargo, o status e sim a quem servimos.
Deus me honrará onde Ele quer que eu esteja.
Fl2.7
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

Aniquilou-se a si mesmo
Deixou sua glória; posição; riquezas e privilégios divinos,
Sem humildade, não reconheceremos nossos próprios defeitos. Somos até capazes de enganar nossos próprios corações para não vermos nosso próprio pecado. Saul fez isto quando defendeu sua desobediência na batalha contra os amalequitas. Ele argumentou que tinha obedecido o Senhor e que o povo tinha errado (1 Samuel 15:20-21).
Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.

Deus não aceitou esta desculpa esfarrapada, e não aceita a nossa.
Busque a humildade, viva planamente o que Deus por meio de Cristo tem a te oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário