RADIO GOSPEL

terça-feira, 27 de julho de 2010

As Bem Aventuranças.


As bem aventuranças Mt 5: 1-16

O objetivo de Cristo nesta mensagem era deixar claro que o reino pregado por ele não consistia em deleites grosseiros e conquistas vulgares, como era desejo da mente popular, mas na espiritualidade condicionada a maneira de viver.

1 – OS POBRE DE ESPIRITO
Bem aventurados os pobre de espírito porque deles é o reino dos céus.
O humilde de espírito não é aquele que se auto deprecia, porque aprendemos em cristo o valor da personalidade: “Amados agora somos filhos de Deus” (1 Jo 3. 2).
Ser humilde ou pobre de espírito é ter modesta estimativa de si mesmo – seu caráter e realizações – com base no reconhecimento dos próprios pecados, necessidades e fraquezas. Pessoas humildes são pessoas felizes.

2 – OS QUE CHORAM
Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados.
O chorar por si mesmo não traz bênçãos, porque muitos há que choram sem consolação. Não há bênçãos reservada aos que lastimam perdas egoístas ou ambições frustradas, nem ao pessimismo deliberado. Nem toda tristeza é consolada. Ela pode ser permanente, ou por vezes esquecida na busca desenfreada de prazeres. Porem existe aqueles que têm por certa a consolação e a benção: os que choram a ausência da comunhão com Cristo (Jo 20: 11-16) ; os que choram seu pecado não por causa da punição devida (Is 6. 5, 6 - Rm 7. 24, 25) e os que choram pelos pecados dos outros (Rm 9. 1 – 3) para tais pessoas vira o tempo em que Deus lhes enxugara dos olhos toda lágrima (Ap. 21, 4)

3 – OS MANSOS
Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
A mansidão é a virtude que oferece paciente gentileza em retribuição ao ódio, ofensa ou hostilidade. É o oposto do orgulho, ira, auto afirmação e vingança. Em relação a Deus a mansidão é a concordância com todos os seus tratos, sem murmuração, rebeldia ou resistência.
O mundo considera o manso covarde ou vacilante, alma tímida moralmente débil ante as batalhas da vida. Mansidão porem não é fraqueza; é força tornada gentil. Moises era manso (Nm 12, 3) mas havia aço em sua estrutura moral (Ex. 32, 19) Jesus era manso (Mt. 11, 29) mas basta-nos ver como expulsou os cambista do templo e denunciou a hipocrisia dos fariseus (Mt 23).
A mansidão é a força. Alguém pode dizer: são os fortes que tomam posse da terra, enquanto os mansos são pisoteados. JESUS não prometeu aos mansos que conquistariam a terra. Disse que herdariam. Há uma diferença. Os fortes possuem a terra porque a tomam pela força; os mansos herdam-na porque a recebem de Deus.

4 – PESSOAS QUE DESEJAM RETIDÃO
Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
Felizes os homens e mulheres que desejam acima de qualquer coisa, serem bons, desejam mais ser piedosos do que ricos ou populares; e almejam tanto ser livre da injustiça quanto um faminto deseja comida. Nela estão definidos o supremo alvo da vida cristã; um caráter conforme a vontade de Deus (Mt 6, 33 ; Fp 3. 8, 9 ) um bom apetite demonstra vida saudável e normal; é o caminho para o crescimento
(1 Pe 2, 2).

5 – OS MISERICORDIOSOS
Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

Misericórdia é uma disposição da alma, de ser semelhante a cristo ao encarar amigos, inimigos, repudiados e pecadores. É uma manifestação da conduta.
Como tornar-nos misericordiosos? Lembrando nossas próprias falhas e de como dependemos da misericórdia de deus, a ninguém trataremos duramente (Mt 7. 1 – 5; Gl 6. 1 – 3) muitos desejos jamais serão satisfeitos, mas quando alguém aspira santidade e bondade, Cristo promete satisfaze-lo (Is 55, 1).

6 - OS LIMPOS DE CORAÇAO
Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Como é possível ver a Deus? Podemos velo a partir do momento que ele se torna uma experiência real em nossa vida. Não se entenda por condição para ver a deus a perfeição sem pecado. Neste caso só Jesus seria digno, mas pureza de coração aqui significa simplicidade, cristalina sinceridade diante de Deus e firme resolução em cumprir a sua vontade. (Jo 7, 17).

7 – OS PACIFICADORES
Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Os que possuem as qualificações mencionadas nas seis primeiras bem aventuranças hão de exercer influência de paz ente os homens e promover a reconciliação deste com os eu Deus ( 2 Co 5, 20).
Serão chamados filhos de Deus (Ef 5, 1). Os que vivem conforme descrito nestas palavras receberão a aprovação divina, e sentirão, pelo testemunho do espírito, que são filhos de Deus e agradam o pai (Mt 3, 17; Rm 8, 16) quem são os filhos de Deus?( Rm 8, 14; Gl 5. 22, 23)
8 - OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DE CRISTO
Bem aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vos por minha causa.
Ate esse ponto o senhor descreve os membros de seu reino e o caráter deles. Agora, avisa aos discípulos como serão tratados pelo mundo.
A verdadeira bondade atai oposição (2 Tm 3, 12), a verdadeira bondade traz galardão, a perseguição favorece o crescimento espiritual, os cristãos tornam-se fortes e arraigados na fé ao enfrentarem as dificuldades.

Muitas pessoas remam nas águas perturbadas deste mundo, procurando chegar a felicidade. Quando a figura de Cristo se aproxima, gritam com medo, temendo que lhes seja furtado o gozo da vida. Quando porem o reconhecem e o recebem, seus temores desaparecem, e atingem o alvo da verdadeira bem aventurança.

Vivemos num mundo que avança a cada dia para a tragédia. um mundo que tomou um caminho sem volta, o caminho da licenciosidade. O caminho da luxúria. Um mundo que já está julgado e vive inconscientemente sob uma terrível expectativa de destruição. Mas ainda há uma saída a tantos quantos queiram romper as cadeias da escravidão espiritual, imposta por Satanás, o inimigo de Deus. Hoje Deus oferece gratuitamente este escape.” JESUS CRISTO. Que Deus abençoe a todos. Amem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário