RADIO GOSPEL

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Confiar.


21Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
22 porque serão vida para a tua alma e graça, para o teu pescoço.
23 Então andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Provérbio 3
Na sabedoria divina, temos segurança, pois nos faz andar na sua vontade.
Insegurança e medo fazem parte da nossa vida, somos pegos de surpresa muitas vezes causando-nos um desequilíbrio e a insegurança e o medo fazem parte do processo de acomodação em busca do equilíbrio diante da nova situação, em 1Pe cap. 5 vers.7 temos: lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.
Deus tem cuidado dos seus e isso está enfatizado na sua palavra no AT e no NT, textos como Sl 27.10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.
Ainda que nossos próprios pais nos abandonem, o Senhor estará conosco. Isso me faz lembrar de José do Egito que foi abandonado por seus irmãos, vamos recordar essa História , em Gn 37. José tinha 17 anos , era o preferido de seu pai e ista atitude despertou um sentimento negativo em seus irmãos que não recebiam do pai o mesmo tratamento dispensado a José. Meu propósito aqui é te mostrar que passamos por momentos de desequilíbrio, bem, José era jovem , idade de conflitos. Ele tinha um sonho dado por Deus, ele seria maior que seus irmãos e provocados pelo ciúmes seus irmãos o venderam aos midianitas e é interessante que estes eram parentes distantes de José pela linhagem de Abraão com quetura. De repente alguém que tinha o sonho de ser grande, estava no poço e vendido como escravo para o Egito, vemos que José em nenhum momento da narrativa se rebelou contra Deus, mesmo sabendo que o ocorrido era o oposto do sonho, José era fiel, confiante no dono da promessa, independente dos problemas que passaria ele sabia que Deus faria o que lhe mostrara em sonho.
Deus traz providência para cumprir seus propósitos veja Sl 36.6 A tua justiça é como os montes de Deus, os teus juízos são como o abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais. Veja também Mt 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Para desfrutarmos o crente deve estar em consonância com os parâmetros e vontade de Deus, ou seja honrar a Deus como fez José.
Gn 39.2 Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio.

3 E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia.
Manter-se vigilante e em oração constante é uma das formas de se manter confiante nas promessas e vontade de Deus
Fl 4.6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
Não se deve estar ansioso (Angústia, desejo ardente; anseio.estertor, vasca. ), ter ansiedade até que é normal da carne, porém estar, permanecer na ânsia não ajuda a vencermos as dificuldades, antes em tudo sejam conhecidos vossos pedidos diante de Deus. A oração é essencial, mas porque?
É por ela que renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor, apresentando nossas ansiedades com descrito em 1Pe 5.7;
Como resultado temos paz, que nos guarda o coração e mente Is 26.3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti;
Nos fortalece. Ter mente, sentimentos e pensamentos Fp 4.13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece;
Rm8.28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Deus faz o bem surgir das aflições, não se pode deter a visão no problema ou dificuldade, José permaneceu firme, visão futura, não se prender no aqui e agora, lembre-se Deus não enxerga como nós , sua visão é ampla e perfeita. Note entretanto que o apóstolo diz que é para aqueles que amam a Deus. 1Co 2.9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Antes que me esqueça, quando Paulo diz posso todas as coisas não está incluído aí o pecado. Rm6.13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Depois de 13 anos José ver cumprido o que Deus havia lhe mostrado em sonho Gn 45.7 Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Não se apresse, espere em deus vigie e ore e seja uma pessoa abençoada nos propósitos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário