RADIO GOSPEL

domingo, 10 de abril de 2011

E os gigantes caem.


Em nossa jornada, muitas aflições nos atingem em diferentes momentos e em diferentes níveis de dificuldade. “No mundo tereis aflições”, não devemos negar que estamos sujeitos à enfrentar crises. Jesus nos diz que devemos ter bom ânimo, pois, Ele venceu o mundo.
Vamos verificar um acontecimento que mudou a história de um povo, a vitória de Davi sobre Golias.
»I SAMUEL [17]

31 Então, ouvidas as palavras que Davi falara, foram elas referidas a Saul, que mandou chamá-lo.
32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
33 Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,
35 eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.
36 O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
37 Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
38 E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.
39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.
40 Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.
41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi, tendo a: sua frente o seu escudeiro.
42 Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.
43 Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45 Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel;
47 e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.
48 Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.
50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi.
51 Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram.
52 Então os homens de Israel e de Judá se levantaram gritando, e perseguiram os filisteus até a entrada de Gai e até as portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saraim até Gate e até Ecrom.
53 Depois voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.
54 Davi tomou a cabeça do filisteu e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.
55 Quando Saul viu Davi sair e encontrar-se com o filisteu, perguntou a Abner, o chefe do exército: De quem é filho esse jovem, Abner? Respondeu Abner: Vive a tua alma, ó rei, que não sei.
56 Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem ele é filho.
57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo Davi na mão a cabeça do filisteu.
58 E perguntou-lhe Saul: De quem és filho, jovem? Respondeu Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.
Por que todos temeram a Golias? De início, era propósito de Deus provar a Davi, sua coragem e fé e também parece-me que o povo “os soldados” israelitas confiavam apenas em suas armas de guerra e suas próprias forças. Eles ficaram com medo, pois, deixaram ser intimidados pela aparência das circunstâncias.
Você não deve ser guiado por vista circunstanciada e sim pela essência das coisas. Deus está na direção de sua vida, devemos confiar-lhe nossas ações, nossas lutas.
O que vemos aqui é que Davi teve coragem, ânimo e determinação. Não se consegue vitória sobre nenhum inimigo se não tivermos coragem e iniciativa. Davi não se intimidou, ele agiu. Deus não deu vitória a seu povo até que alguém se dispôs a lutar. Deus não te dará vitória se você for passivo, apenas esperar que outros façam o que vocẽ deve fazer. Lutar!
Nenhum gigante ficará de pé quando você se erguer e com as armas de Deus lutar.
É interessante que existem muitos comentários negativos, pessimistas que tentam causar desânimo e até mesmo a desistência da luta. São pessoas, digo, são agentes do inferno que dizem palavras desanimadoras e que podem provocar derrota.
Saul utilizando-se da lógica disse que Davi não venceria a Golias, ele estava certo, pois, humanamente não haveria chances para Davi, mas o que é impossível ao homem isso é possível a Deus. Davi tinha a certeza que o Senhor dos exércitos o capacitaria. Para se derrubar o gigante Davi nos ensinou que não se olha para o seu tamanho e sim, se descobre o seu ponto fraco. Nenhuma fortaleza por mais forte que seja consegue por muito esconder seu ponto fraco, assim como os nossos inimigos.
É preciso ter confiança na ação de Deus. Davi tinha preparo, havia lutado para proteger as ovelhas. Nós temos Cristo em nossas vidas, somos fortes não por nós mesmos, mas Cristo nos fortalece a cada dia renovando nossas forças.
»I JOÃO [5]

4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Saul tentou equipar a Davi com sua armadura e espada, porém, Davi não a suportou. Muitos de nós temos tentado usar as armaduras de Pastores, Profetas, Apóstolos e Bispos da vida, o que se deve utilizar são as armaduras de Deus.
»EFÉSIOS [6]


13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,
16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,
»II CORINTIOS [10]

4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;
Um fato que me chama a atenção foi o reconhecimento por parte de Davi da grandeza e obra de Deus.v. 47 e para que toda esta assembleia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.
»PROVÉRBIOS [3]

6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Deus tem propósitos para sua vida, não se entregue as mazelas da vida, lembre-se do que deus fez por meio de Davi.
Deus trabalha de maneira pessoal, única nas nossas vidas e Ele trabalhará em sua vida, arrependa-se de seus pecados, sujeite-se a Jesus e passe a viver confiante em Deus e colherás vitórias em tua vida, ainda que as circunstâncias de digam não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário